Publicado em: 03/07/2025
Estão previstos 239,63 quilômetros de duplicações, com destaque para a PR-323, entre Maringá e Guaíra, que terá mais 159,98 quilômetros de estradas duplicadas. As principais intervenções do lote 4 estão na construção de quatro contornos, incluindo o norte de Londrina (30,1 quilômetros) e o sul de Maringá (19,27 quilômetros). Além destes, haverá contornos em Nova Londrina e Itaúna do Sul.
Esse lote deverá receber 81,11 quilômetros de faixas adicionais e 39,49 quilômetros de vias marginais. E como o lote 4 contempla rodovias estaduais que não estavam nos contratos anteriores de concessão, serão instaladas cinco novas praças de pedágio, sendo quatro na PR-323, e uma na BR-376, entre Paranavaí e Nova Londrina.
Lote 5 terá quase 240 quilômetros de duplicações
O lote 5 tem uma extensão total de 430,78 quilômetros das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, que conectam Maringá a Cascavel e Guaíra a Cascavel, no Noroeste e Oeste do Paraná. Os investimentos previstos chegam a R$ 6,51 bilhões, além de R$ 5,12 bilhões para manutenção. O contrato com a concessionária vencedora será assinado com duração de 30 anos.
Quatro lotes das rodovias do Paraná foram leiloados
Da mesma forma que os leilões anteriores, os lotes 4 e 5 serão vencidos por quem apresentar a oferta com maior desconto sobre a tarifa básica máxima, que foi inicialmente fixada em R$ 0,16752 — esse valor deve ser atualizado com a publicação do edital. Caso o desconto seja superior a 18%, a concessionária terá de realizar aportes financeiros progressivos a cada ponto percentual.
Essa será a terceira rodada de leilões das novas concessões de rodovias do Paraná. Em 2023, os lotes 1 e 2 foram arrematados pelo Grupo Pátria e EPR, respectivamente. No primeiro, o desconto oferecido sobre a tarifa básica do pedágio foi de 18,25%. Já no lote seguinte, não houve concorrência e a EPR venceu com desconto mínimo de 0,08%.
Um cenário parecido foi registrado nos lotes 3 e 6. No primeiro caso, a CCR precisou oferecer 26,6% de desconto para vencer a disputa. Já no lote seguinte, a EPR novamente não encontrou resistência e levou o pacote de estradas com desconto de 0,08%. As duas empresas assinaram o contrato no fim de abril e já assumiram suas respectivas rodovias, com previsão de início de cobrança de pedágio em junho deste ano.
