Publicado em: 21/08/2025
O índice que mede a expectativa do setor para as vendas ao exterior nos próximos seis meses teve redução de 5,1 pontos em agosto, caindo para 46,6. Abaixo do divisor de 50 pontos, o indicador demonstra que os empresários esperam uma queda nas exportações, algo que não acontecia desde novembro de 2023.
"A piora das expectativas de exportações da indústria estão muito relacionadas às incertezas do cenário externo, principalmente em função da nova política comercial americana", comenta.
O índice que mede a evolução do número de empregados atingiu os 49,3 pontos, demonstrando nova queda nos postos de trabalho entre junho e julho. A expectativa também está nos 49,3 pontos, o que indica que os empresários não veem um aumento nos empregos nos próximos seis meses.
A expectativa de demanda caiu 2,3 pontos, para 53,1. O indicador segue acima da linha dos 50 pontos, demonstrando que o setor ainda espera crescimento no mês de agosto.
O índice de compra de insumos e matérias primas foi mais um a ter queda, de 1,6 ponto, mas se manteve nos 52,1 pontos. Com isso, os empresários devem seguir comprando mais do que no mês de julho.
Para a Sondagem Industrial, a CNI consultou 1.500 empresas de diferentes portes entre os dias 1º e 12 de agosto.
Fonte: CNN Brasil
