Publicado em: 10/05/2022
A adoção de
novas soluções de inovação com tecnologia nos portos brasileiros vem
contribuindo para uma drástica redução de custos na logística das operações de
transporte de cargas entre os complexos nacionais e internacionais nos últimos
anos
Após
alguns anos de crescimento da digitalização no mercado de portos do Brasil, a
companhia KPMG realizou uma pesquisa sobre o uso da tecnologia na redução de
custos na logística de transporte de cargas. Dessa forma, a empresa
comentou na última quinta-feira, (05/05), sobre como a dinâmica atual do setor
portuário vem sendo beneficiada com a adoção da tecnologia e de novas soluções
para a operação com esses produtos.
Período de
pandemia foi essencial para crescimento do uso da tecnologia como forma de
redução de custos na logística de transporte de cargas nos terminais portuários
Os
anos iniciais do período da pandemia do Covid-19 marcaram uma drástica mudança
nas operações dos setores de todo o mercado global, mas principalmente o setor
portuário. Esse segmento foi altamente impactado pela dificuldade da realização de operações de transporte de
cargas em meio ao fechamento dos mercados e, com isso, precisou se dinamizar
para utilizar a tecnologia operacional como forma de garantir mais
produtividade nessas atividades, além de reduzir custos na logística das
operações.
Assim, a companhia KPMG buscou
relacionar esses dados e entrevistou CEOs brasileiros e internacionais em
relação às mudanças na logística das operações de transporte de cargas com o
uso da tecnologia nos portos. E, ao fim da pesquisa, foi constatado que 87% dos
brasileiros entrevistados e 67% dos CEOs internacionais repensariam a abordagem
para lidar com este novo cenário.
Já 32% dos CEOs globais
acreditam que o caminho é que as empresas adotem metodologias mais ágeis “para
responder às mudanças nas necessidades dos clientes”, com a utilização da
tecnologia como forma de reduzir os custos dessas atividades. Isso acontece
porque, quanto mais eficiente e rápido for o processo de logística das
operações de transporte de cargas nos portos, menor é a margem de erro nas
atividades.
Dessa forma, não só há um maior
controle sobre o que está acontecendo, como também uma redução nos desperdícios
dos recursos utilizados. Assim, as companhias acabam sendo beneficiadas com
mais produtividade e uma alta redução de custos na logística aplicada dentro do
cenário de movimentação de mercadorias no mercado interno e externo.
Portos
brasileiros aderem fortemente a utilização da tecnologia para garantir mais
eficiência e redução de custos na logística de transporte de mercadorias
Ainda em relação à pesquisa da
companhia KPMG, o relatório final destacou que “o progresso da digitalização
das operações e a criação da próxima geração do modelo operacional foram
acelerados em questão de meses” ao longo do período da pandemia. E, se tratando
de adoção de tecnologia para a redução de custos no transporte de cargas, os
portos brasileiros conseguiram um grande destaque em todo o mercado
internacional ao longo dos anos de 2020 e 2021.
Entre os projetos e soluções
adotadas pelos portos nacionais envolvendo a tecnologia nesse sentido, o “Porto
sem Papel” (PSP) é o mais recente e eficiente. Essa solução visa facilitar a
análise e liberação de mercadorias, gerando uma economia de mais de 3,1 bilhão
de reais por ano. Além disso, ela também permite que as informações possam ser
acessadas por meio do Documento Único Virtual (DUV), tornando a gestão de
processos mais rápida e segura e, consequentemente, reduzindo os custos da
logística de transporte de mercadorias nos portos brasileiros.
Por fim, a utilização da
tecnologia nos complexos portuários nacionais agora caminha para o segmento da
sustentabilidade e das energias renováveis, principalmente com a adoção de
sistemas de controle de dados para uma melhor produtividade dentro dessa cadeia
de geração desse recurso.
Fonte: Click
Petróleo e Gás / Foto: Prosertek
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