Publicado em: 03/08/2022
O novo terminal multimodal que será implantado na Perimetral
Leste, próximo à BR-277, prevê investimentos de R$ 172 milhões. Ghellere
pediu detalhes a respeito do atual estágio e as “etapas vencidas e
vincendas” quanto à licitação. “Temos grandes obras de infraestrutura no
momento (segunda ponte, duplicação da Rodovia Cataratas e Perimetral Leste) e
ainda termos o maior e mais moderno porto seco da América Latina”.
“Essa será mais uma grande obra que vai
atrair investidores de todos os países e que também vai mudar a realidade
da tríplice fronteira em termos de logística e para o comércio exterior”,
completa.
Hub logístico – As novas obras, segundo
Ghellere, vão tornar a logística mais rápida, com velocidade e para liberações
e recepções de importações e exportações. “São obras estratégicas e hoje, em
qualquer mercado, as empresas e investidores buscam resultados mais
eficazes e com baixo custo. E o que acontecerá em Foz será um dos marcos para
para um novo ciclo de desenvolvimento”.
Para o SindiFoz, na área de logística, a tríplice fronteira
vai se consolidar como um entroncamento aduaneiro do Mercosul. “Teremos ainda a
construção do ramal da Ferroeste entre Foz do Iguaçu e Cascavel e caminhamos
célere para nos tornar o hub logístico da América Latina”.
O porto seco de Foz do Iguaçu é o principal da América
Latina, segundo dados da Receita Federal. Em 2021, quase 200 mil cargas de
importação e exportação passaram pela estrutura, maior movimentação desde 2007.
Em 2020, foram mais de 170 mil caminhões, transportando US$ 4,6 bilhões (cerca
de R$ 23 bilhões).
Proposta – O plano das novas obras prevê um
armazém de 3,5 mil metros quadrados, pátio pré-embarque de mais de 19 mil
metros quadrados e pátio interno com área superior a 250 mil metros quadrados.
O porto seco alfandegado vai permitir as operações de movimentação, armazenagem
e despacho aduaneiro de mercadorias.
A fase atual está na confecção do Estudo de Viabilidade
Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) já contratado pela Paraná Projetos, e que
inclui ainda um EVTEA para a adequação do Terminal Ferroviário de Cargas
de Cascavel. O SindiFoz considera que houve pequeno atraso alheio à vontade da
Receita Federal, mas defende rapidez na implantação do novo terminal aduaneiro.
Fonte: Contra Ponto / Foto: Marcos Labanca/Arquivo